terça-feira, 23 de julho de 2013

Labirinto Ralativo - 7° ano

  Neste jogo os alunos são estimulados a encontrar um caminho, onde haja uma regra, em que todos os números do caminho se incluam, por exemplo, pode ser um caminho onde todos os números são múltiplos de 2 , ou divisíveis por 3, ou estão em ordem decrescente ou crescente. Aqui os alunos devem ser instigados para que estabeleçam uma regra onde todos os números do caminho tenha um critérios

Criterios do Jogo 

1. caminho com números crescente 
2. caminho com números decrescente
3. caminho com múltiplos de 2 
4. caminho com divisores por 3

Tabela

Exemplo de Jogada: 

(- 30) → (- 15) → (- 6) → (0) → (14) → (29) → (30) -   números crescente


 Como há mais de uma solução, caso os alunos encontrem, o professor pode pedir que coloquem todas no quadro negro, valorizando o que foi feito. Usando uma das soluções para construir no quadro a reta numérica, ao expor os números em uma reta, deve-se questionar se existem outros números inteiros entre aqueles, espera-se que a resposta seja positiva, em seguida pede-se para que eles indiquem tais números. Dessa forma é construida parte da reta numérica, e aproveitando, pode-se explicar os conceitos de:

Comparação de números inteiros: Entre dois números inteiros quaisquer, o maior é aquele que está mais à direita na reta numérica.
Módulo de um número inteiro: Chama-se módulo de um número inteiro a distância ou afastamento desse número até o zero, na reta numérica.

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