Neste jogo os alunos são estimulados a encontrar um caminho, onde haja uma regra, em que todos os números do caminho se incluam,
por exemplo, pode ser um caminho onde todos os números são múltiplos de
2 , ou divisíveis por 3, ou estão em ordem decrescente ou crescente. Aqui os alunos
devem ser instigados para que estabeleçam uma regra onde todos os
números do caminho tenha um critérios
Criterios do Jogo
1. caminho com números crescente
2. caminho com números decrescente
3. caminho com múltiplos de 2
4. caminho com divisores por 3
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Tabela |
Exemplo de Jogada:
(- 30) → (- 15) → (- 6) → (0) → (14) → (29) → (30) - números crescente
Como há mais de uma solução, caso os alunos encontrem, o professor
pode pedir que coloquem todas no quadro negro, valorizando o que foi
feito. Usando uma das soluções para construir no quadro a reta numérica,
ao expor os números em uma reta, deve-se questionar se existem outros
números inteiros entre aqueles, espera-se que a resposta seja positiva,
em seguida pede-se para que eles indiquem tais números. Dessa forma é
construida parte da reta numérica, e aproveitando, pode-se explicar os
conceitos de:
Comparação de números inteiros: Entre dois números inteiros quaisquer, o maior é aquele que está mais à direita na reta numérica.
Módulo de um número inteiro: Chama-se módulo de um número inteiro a distância ou afastamento desse número até o zero, na reta numérica.
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